Fumio Kishida cumpre agenda, nesta sexta-feira (3), em Brasília e, no dia seguinte, em São Paulo, acompanhado de delegação empresarial
Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta sexta-feira (3) o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto, em Brasília. A agenda conta, inicialmente, com uma reunião bilateral, cerimônia de assinatura de atos, declaração à imprensa e, por fim, almoço de trabalho no Palácio do Itamaraty.
Na reunião, Lula e Kishida vão abordar diversos tópicos da agenda bilateral, como elevação dos fluxos de comércio e investimentos, temas consulares, parceria em transição energética e cooperação em iniciativas ambientais. No contexto da presidência brasileira do G20, os dois vão dialogar sobre medidas de combate à fome e à pobreza, mudança do clima, reforma da governança internacional e tópicos relacionados à paz, segurança e desarmamento.
Kishida, acompanhado de delegação empresarial, vai cumprir agenda em São Paulo neste sábado (4). Entre as atividades, estão compromissos nas esferas acadêmicas e culturais. O primeiro-ministro japonês vai participar ainda do fórum empresarial Brasil-Japão junto com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, na capital paulista.