Milei participará de evento com Trump e Messi e não vai a cúpula em Belém

Fonte do governo argentino indica à CNN, no entanto, que há previsão de que país mande delegação para a COP30

CNN Brasil/Luciana Taddeo

Presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o presidente da Argentina, Javier Milei, na Casa Branca em Washington14 de outubro de 2025REUTERS/Jonathan Ernst

 

O presidente da Argentina, Javier Milei, viaja para os Estados Unidos nesta quarta-feira (5) e não irá a Belém (PA) para a Cúpula dos Líderes sobre o Clima, nos dias 6 e 7 de novembro.

A reunião de chefes de Estado e de governo antecede a COP30, Conferência do Clima da ONU, organizada pelo Brasil até o dia 21.

O líder argentino será um dos palestrantes do American Business Forum, realizado em Miami, nos dias 5 e 6 novembro, que anunciou como palestrantes o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Prêmio Nobel da Paz venezuelana María Corina Machado e o jogador argentino Lionel Messi.

A informação foi confirmada à CNN por fontes da Casa Rosada, segundo as quais Milei embarca para os Estados Unidos na tarde de quarta (5) e retorna para a Argentina na noite de quinta (6) ou madrugada seguinte.

De acordo com a programação do evento, Trump, Machado, Messi e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, discursarão na quarta (5) e Milei na quinta (6).

Ainda não há previsão de uma reunião entre Milei e o presidente dos EUA, que se declaram aliados e se encontraram há cerca de três semanas na Casa Branca.

Uma fonte do governo Milei, no entanto, indica que está prevista a participação de uma delegação oficial da Argentina nas negociações da COP30, entre 10 e 21 de novembro.

Na COP29, no Azerbaijão, a Argentina retirou sua delegação no meio das negociações.

A medida fez com que a organização do evento suspendesse a validez dos credenciamentos de representantes argentinos da sociedade civil para as discussões daquele ano.

No ano passado, o governo Milei indicou a intenção de sair do Acordo de Paris, no qual mais de 190 países se comprometem com medidas para limitar o aquecimento global e do qual os Estados Unidos se retiraram. A ameaça argentina, no entanto, não se concretizou.

Além disso, verifique

Após decisão do STF contra embargos, defesa de Bolsonaro recorrerá

A Primeira Turma do STF rejeitou, por unamidade, os embargos de declaração da defesa de …