Eduardo Bolsonaro, que atualmente vive nos EUA, parabenizou o secretário pela iniciativa. A medida se soma a outras já impostas nos EUA
Metrópoles/Manoela AlcântaraÁlvaro Luiz

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou a rede social X para parabenizar o anúncio feito pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, sobre uma nova medida de restrição de vistos para entrada nos Estados Unidos. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (28/5) pelo governo do ex-presidente Donald Trump.
Em vídeo publicado na plataforma, Eduardo — que atualmente vive nos EUA — lê a decisão divulgada e elogia a iniciativa de Rubio.
“A gente fica muito satisfeito em ver que a administração Trump está antecipando e adotando a política do ‘No Censors on our Shores Act’, que é um projeto de lei que tramita no Congresso americano e que visa justamente tirar os violadores da primeira emenda americana, principalmente da liberdade de expressão. Há esperança”, afirmou o parlamentar.
Entenda o que está acontecendo
-
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes tem sido acusado de promover censura por meio de suas ordens judiciais. Segundo parlamentares dos EUA, as ordens do ministro atingem empresas localizadas nos EUA e cidadãos que estão no país.
-
Tudo começou após o ministro do STF suspender o X no Brasil, em 2024, depois de a rede social descumprir determinações judiciais em solo brasileiro.
-
O ministro brasileiro chegou a ser alvo de uma ação judicial apresentada pela plataforma Rumble, em parceria com uma empresa de Trump. Elas pediam para não serem obrigadas a cumprir ordens de Moraes.
-
No dia 21 de maio, Rubio disse que existe uma “grande possibilidade” de Moraes ser alvo de sanções norte-americanas com base na Lei Global Magnitsky. Nesta quarta, ele anunciou nova política de restrição de vistos.
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL