SEM TIME - Rui Costa: responsabilizado por quase tudo o que deu errado até agora (Andressa Anholete/Bloomberg/Getty Images) Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/o-cartel-de-embates-de-rui-costa-o-capitao-do-time-de-lula/

O cartel de embates de Rui Costa, o capitão do time de Lula

Governo mal começou, mas atores influentes no Planalto, na Câmara dos Deputados e na máquina petista já pregam a demissão do ministro

Veja/Por Daniel Pereira
SEM TIME - Rui Costa: responsabilizado por quase tudo o que deu errado até agora (Andressa Anholete/Bloomberg/Getty Images)

Com apenas cinco meses de governo, atores influentes no Palácio do Planalto, na Câmara dos Deputados e na máquina partidária petista já pregam a demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Motivo: o capitão do time de Lula, o ocupante do cargo mais poderoso da Esplanada, é convenientemente responsabilizado por quase tudo o que deu errado até agora.

De uma forma geral, os críticos de Costa alegam que ele não tem trânsito com políticos, não sabe atuar no Congresso e age na Casa Civil como se ainda fosse governador da Bahia, tratorando colegas e demonstrando má vontade para o diálogo, inclusive com deputados e senadores, dos quais o presidente da República depende para aprovar projetos prioritários. O ministro tem poucos amigos e muitos desafetos em Brasília, e o seu cartel de embates é extenso.

Ele bateu de frente com a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, sobre indicações para o Conselho de Administração da Petrobras. Integrantes do secretariado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acusam o chefe da Casa Civil de minar o trabalho da equipe econômica. No Congresso, a situação é ainda pior. Além da miríade parlamentar sedenta por benesses oficiais, Costa tem Haddad, acusam o chefe da Casa Civil de minar o trabalho da equipe econômica. No Congresso, a situação é ainda pior. Além da miríade parlamentar sedenta por benesses oficiais, Costa tem contra ele o o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento, que é adversário político dele na Bahia e aliado do presidente da Casa, Arthur Lira.

Mesmo no PT são poucos os que pensam em defender o chefe da Casa Civil, que está rompido até com seu padrinho político, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, que não concordou com a escolha da esposa de Rui Costa para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas da Bahia. Os críticos de Costa lembram que ele, ao contrário de outros ministros, não tem mandato parlamentar. Ou seja: se for demitido, volta para casa. Até aqui, Lula, que é quem nomeia e exonera, não parece disposto a abrir mão de, como ele mesmo definiu, sua “Dilma de calça”.

Além disso, verifique

Câmara envia ao Senado projeto que reduz poder do STF

Deputados rejeitaram recurso para levar ao plenário texto que limita decisões monocráticas e impede partidos …