Atual campeão da América, Glorioso está fora da zona de classificação após quatro rodadas, e buscará a vaga nas oitavas de final atuando no Rio de Janeiro
Após quatro rodadas, Estudiantes lidera a chave com nove pontos. A Universidad de Chile, com sete pontos, está na segunda posição, seguida pelo Botafogo, com seis.
O Carabobo, da Venezuela, é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto. O time não tem mais chances de classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores.
O Botafogo fará as duas partidas finais da chave como mandante. Confira, abaixo, os jogos restantes do Grupo A da Libertadores:
- 13/5 – Universidad de Chile x Carabobo, em Santiago
- 14/5 – Botafogo x Estudiantes, no Rio de Janeiro
- 27/5 – Botafogo x Universidad de Chile, no Rio de Janeiro
- 27/5 – Estudiantes x Carabobo, em La Plata
A matemática para a classificação do Botafogo
Com duas vitórias nas rodadas finais, o Botafogo garantirá a classificação às oitavas de final da Libertadores. Chegando aos 12 pontos, o time de Renato Paiva estará entre os dois primeiros colocados da chave, podendo até ser líder dependendo do saldo de gols ou de um tropeço do Estudiantes contra o Carabobo, em La Plata.
Se empatar com o Estudiantes, ainda chegará à última rodada com chances de classificação independentemente do resultado do jogo entre Universidad de Chile e Carabobo, em Santiago. Neste cenário, a partida contra a La U será uma decisão, com a vaga podendo ser definida nos critérios de desempate.
Caso perca do Estudiantes, o Botafogo precisa de um tropeço da Universidad de Chile contra o Carabobo (empate ou derrota), para chegar à última rodada com chances de classificação. Novamente, a partida da sexta rodada da chave seria uma “final” entre o Glorioso e a La U neste cenário.