Ciclone e sua frente fria associada impulsionarão a passagem de duas massas de ar frio muito intensas pelo país ao longo dos próximos dias
Metrópoles/Álvaro Luiz

Uma onda de ar frio atípica para novembro deve avançar sobre diversas regiões do Brasil ao longo dos próximos dias, trazendo queda acentuada das temperaturas e possibilidade de tempestades em alguns estados.
O fenômeno já começou a atuar no Sul e deve se intensificar no fim de semana. As informações são do Meteored.
Nesta semana, um ciclone extratropical em formação no oceano, após a passagem de uma área de baixa pressão, favoreceu a entrada de ar mais frio no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.
A partir desta quinta-feira (6/11), o sistema deve ganhar força enquanto se desloca para leste, ajudando a empurrar o ar gelado para outras regiões.
Tempestades e queda brusca nas temperaturas
A frente fria associada ao ciclone deve provocar tempestades com raios e ventos fortes especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste. Nas áreas de serra do RS e de SC, os termômetros podem marcar valores abaixo dos 10°C. Porém, apesar do resfriamento, não há previsão de geadas nesta primeira incursão.
Quando o frio avança
Na sexta-feira (7/11), a massa de ar frio deve alcançar o leste do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e do Espírito Santo. A queda nas temperaturas mínimas deve ser mais perceptível durante a madrugada e as primeiras horas do dia.
Na maior parte das áreas atingidas, as mínimas devem variar entre 12°C e 15°C.
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL