Desfile militar em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Oposição quer boicote à comemoração de 7 de Setembro

Ideia do governo é fazer uma cerimônia mais enxuta, com cerca de duas horas de duração

Por: Jovem Pan
Desfile militar em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer boicotar à comemoração do Dia da Independência, em 7 de Setembro. O governo prepara um desfile, que contará com execução do hino nacional, passagens das tropas do ExércitoMarinha e da Aeronáutica, show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, além de desfiles de escolas. O ministro da Secom, Paulo Pimenta, diz que a mensagem principal do desfile é de “união das pessoas”. Segundo ele, o objetivo da celebração será resgatar os símbolos oficiais, como a bandeira e o hino nacional.

A ideia do governo é fazer uma cerimônia mais enxuta, com cerca de duas horas de duração. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve discursar. Cerca de 200 convidados estarão presentes no evento ao lado do petista, entre ministros, chefes de Poderes e comandantes das Forças Armadas. Por outro lado, na oposição, a recomendação é de que se boicote a festa de 7 de Setembro. O pedido é para que a população não compareça aos eventos de celebração. Já para aqueles que queiram ir, o pedido é para que usem roupas pretas.

O ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), Sebastião Coelho, publicou um vídeo nas redes sociais para pedir que a população não prestigie a festa. Segundo ele, será uma “armadilha como foi o 8 de Janeiro”. “Esse 7 de Setembro poderá se transformar em uma nova armadilha como foi o 8 de Janeiro. Nós já estamos alertados. Se qualquer episódio anormal acontecer em 7 de Setembro vocês serão responsabilizados. E mais, quem for de verde e amarelo poderá ser chamado de ‘mané’. Então não podemos dar esse gosto. No dia temos que ficar em casa”, comentou.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin.

Além disso, verifique

Câmara envia ao Senado projeto que reduz poder do STF

Deputados rejeitaram recurso para levar ao plenário texto que limita decisões monocráticas e impede partidos …