Notas de Real; dinheiro (rodrigobellizzi/Getty Images/iStockphoto)
Os trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar o PIS (Programa de Integração Social) no valor de até R$1.212
07/02/20227 Visuzalicações
Da: Redação – Por: Karla Mamona
A partir da próxima terça-feira, dia 8 de fevereiro, os trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar o PIS (Programa de Integração Social) no valor de até R$1.212. Os valores de pagamento para cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.
Quem tem conta corrente ou poupança na Caixa receberá o crédito automaticamente em sua conta no banco, de acordo com o mês de seu nascimento. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
O calendário se estende até 31 de março, data em que os aniversariantes de dezembro receberão o benefício. Veja calendário de pagamento abaixo:
Calendário pagamento do PIS
Mês de nascimento do trabalhador e data de pagamentos
Janeiro 08 de fevereiro de 2022
Fevereiro 10 de fevereiro de 2022
Março 15 de fevereiro de 2022
Abril 17 de fevereiro de 2022
Maio 22 de fevereiro de 2022
Junho 24 de fevereiro de 2022
Julho 15 de março de 2022
Agosto 17 de março de 2022
Setembro 22 de março de 2022
Outubro 24 de março de 2022
Novembro 29 de março de 2022
Dezembro 31 de março de 2022
Para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia e de Minas Gerais em situação de emergência, devido às fortes chuvas, o pagamento será iniciado também no dia 08 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento.
Para servidores públicos inscritos no Pasep, os pagamentos começam na próxima semana, a partir do dia 15.
O que é o Abono Salarial
Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei. A origem dos recursos para pagamento é do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Quem tem direito ao Abono Salarial
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Recebem o Abono Salarial na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil.