Pacheco reforça a Lira intenção de concluir regulamentação da tributária neste ano

Líderes, no entanto, colocam em xeque prazo estabelecido pelo comando da Casa

CNN Brasil / Tainá Falcão

Presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco • 12/12/2022REUTERS/Ueslei Marcelino

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reafirmou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a intenção de aprovar a regulamentação da reforma tributária ainda neste ano.

São dois textos. E Lira já deixou claro que só pretende votar o segundo depois que o Senado aprovar o primeiro. Caso sofra alteração, a matéria precisa retornar para análise da Câmara.

A proposta sob análise do Senado cria o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e regras sobre cesta básica, imposto seletivo e cashback para pessoas de baixa renda.

O texto ainda sem data para votação na Câmara institui o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), estabelece a distribuição de receitas a estados e municípios e cria regras do imposto sobre herança.

Lira tem demonstrado preocupação com o calendário apertado para fechar os esses dois passos que faltam para regulamentar a reforma tributária aprovada ainda no ano passado.

Além disso, verifique

Ata do Copom cita cenário adverso com inflação desancorada e economia sobreaquecida

IstoÉDinheiro/darlanlvarenga   O Banco Central avalia que vetores inflacionários seguem adversos, como hiato do produto …