O papa teve de cancelar sua agenda de hoje para “fazer exames médicos”
Por: AFP

O papa Francisco cancelou todas as reuniões marcadas para esta sexta-feira (22) por problemas de saúde, incluindo uma reunião com o ministro argentino das Relações Exteriores, Santiago Cafiero – informaram fontes oficiais.
O porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, disse à imprensa que o papa teve de cancelar sua agenda de hoje para “fazer exames médicos”, devido a dores agudas no joelho direito.
Desde o início do ano, Francisco, de 85 anos, sofre de fortes dores no joelho e tem dificuldade para andar, o que marcou todas as cerimônias de 2022.
No Domingo de Ramos, diante de uma multidão de fiéis, passou quase todo o tempo sentado, não pôde andar em procissão, chegou ao altar em um carro preto e estava acompanhado de um ajudante.
As longas cerimônias da Semana Santa foram um peso para o papa, devido à inflamação que sofre desde janeiro no joelho. Por isso, agora raramente se levanta, usa o papamóvel com mais frequência e precisa se apoiar em um assistente.
No domingo, durante a bênção Urbi et Orbi da Praça de São Pedro, diante de um mar de católicos, não conseguiu ler todo seu discurso em pé e teve de se sentar no meio da mensagem da Páscoa.
Francisco, que em março completou seu nono ano de pontificado, também tem problemas crônicos de ciática, que costumam causar-lhe fortes dores. Foi submetido a uma delicada operação do cólon em julho passado.
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL