Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante evento ReutersNEXT, em Nova York 09/11/2023 REUTERS/Brendan McDermid

Parcelado sem juros encarece crédito direto ao consumidor, diz Campos Neto

Para o presidente do BC, sistema de crédito direto ao consumidor poderia ser “o grande viabilizador do consumo que está basicamente parado há muitos anos”

Cristiane Noberto, da CNN
Brasília
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante evento ReutersNEXT, em Nova York
09/11/2023 REUTERS/Brendan McDermid

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o parcelamento sem juros no cartão de crédito no Brasil faz com que as instituições financeiras aumentem os juros cobrados no crédito direto ao consumidor (CDC). Segundo ele, se a situação fosse contrária, o endividamento poderia ser menor.

“O parcelado sem juros no Brasil corresponde a 15% de todo o crédito do Brasil. Nos últimos anos, saltou de 5% a 7% para 15%. Você tem um produto ligado a cartão de crédito, que é 15% do crédito. Quando pega o CDC, era 5% e foi para 6%. Ou seja, o crédito ligado ao consumo está ligado ao parcelado sem juros do que o crédito ligado ao consumidor”, disse em café da manhã organizado pela Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, na manhã desta quarta-feira (22).

“Nos outros países é ao contrário. Como o parcelado é sem juros e a inadimplência não é baixa, a gente tem que entender que o banco transfere o custo do produto. Pode ser que ele aumente o juros em outro produto. Pode ser que o parcelado sem juros esteja inibindo o crescimento do CDC”.

Campos Neto seguiu dizendo que o CDC poderia ser “o grande viabilizador do consumo que está basicamente parado há muitos anos”.

“O consumidor está pagando os juros de um produto que não tem. Então, a gente poderia ter uma situação contrária, menos parcelado sem juros e muito mais crédito ao consumidor com juros mais baixos, que no final das contas teria um efeito contrário”, afirmou.

Além disso, verifique

Lula diz que pode retaliar EUA por eventual taxação e critica plano de Trump para Gaza

MONEY TIMES/Por: Reuters   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta quarta-feira (5) que o Brasil pode retaliar …