Números do presidente eleito aumentaram desde sua primeira candidatura
Um levantamento da Nexus revelou o aumento no número de seguidores nas redes sociais do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nos últimos oito anos, quando houve a oficialização de sua primeira candidatura ao cargo que volta a assumir na próxima segunda-feira (20).
Conforme a pesquisa, o crescimento de Trump no Instagram foi de 501% entre 20 de janeiro de 2017, dia em que tomou posse pela primeira vez, e 6 de janeiro de 2025, quando sua vitória nas eleições presidenciais de 2024 foi certificada pelo Congresso americano.
Na primeira data, o republicano contava com cerca de 5 milhões de seguidores nesta rede social. Já na segunda, eram 29,9 milhões.
Se levarmos em consideração o dia em que o republicano oficializou a candidatura à Presidência pela primeira vez — 19 de julho de 2016 –, o crescimento foi ainda maior, visto que, nesta data, possuía 9,9 milhões de seguidores.
Em outras redes sociais, Trump teve taxas diferentes de crescimento. No X (antigo Twitter), por exemplo, o presidente eleito tinha 9,9 milhões de seguidores em julho de 2016, e, em janeiro de 2025, esse número chegou a 97 milhões.
Apesar do crescimento, Trump não é o presidente americano mais seguido nas redes sociais. Embora fique à frente do atual mandatário, Joe Biden, e de sua concorrente nas eleições presidenciais do ano passado, Kamala Harris, o republicano tem menos seguidores que o democrata Barack Obama, tanto no Instagram quanto no X. Veja:
O crescimento proporcional mais expressivo de Trump foi no YouTube, onde ele teve alta de 3.540% no número de inscritos entre janeiro de 2017, quando tinha 105 mil, e janeiro deste ano, quando chegou a 3,82 milhões de inscritos.