PF descobre esquema que levou mais de 150 brasileiros ilegais aos EUA

Além de transportar, a organização criminosa também ajudava os brasileiros ilegais a permanecer nos EUA com a ajuda dos famosos “coyotes”

Metrópoles/

John Moore/Getty Images/Divulgação/Metrópoles

 

 

A Polícia Federal (PF), em uma ação conjunta com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), descobriu nesta terça-feira (18/11) um esquema de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes para os EUA. Os suspeitos teriam levado, ao menos, 154 brasileiros de forma ilegal ao território norte-americano.

Além de transportar, a organização criminosa também ajudava os brasileiros ilegais a permanecer nos EUA com a ajuda dos famosos “coyotes”. Estes, além de organizar e guiar a entrada ilegal, também eram operadores financeiros responsáveis pelas trasações de câmbio irregulares de empresas e pessoas ligadas ao setor de viagens e turismo.

Segundo a PF, os investigados estão proibidos de sair do país em virtude de decisão judicial, ou seja, tiveram seus passaportes apreendidos e responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa.

O esquema foi descoberto no âmbito da Operação Mustang, que cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em território nacional (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina). Outros três mandados também foram cumpridos nos Estados Unidos, numa ação conjunta da PF e do Departamento de Investigações de Segurança Interna (HSI) da Imigração e Alfândega americano.

Caça aos imigrantes

Os brasileiros que vivem nos EUA vêm sofrendo com as represálias contra a imigração ilegal que estão cada vez mais constantes e incisivas. O último caso de repercussão foi uma operação surpresa da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos que provocou pânico entre brasileiros em Charlotte, e na região metropolitana da cidade da Carolina do Norte, no último sábado (15/11).

As ruas ficaram vazias, moradores evitaram ir ao supermercado e cultos religiosos foram cancelados, marcando um sábado de tensão em uma área que, até então, era considerada tranquila para a comunidade imigrante.

Segundo a organização Mutual Embrace Latino Voices, que presta apoio a brasileiros e latinos, ao menos 81 pessoas foram detidas no primeiro dia da operação, sendo três brasileiras.

Além disso, verifique

Merz critica Belém após COP30 e diz que jornalistas ficaram ‘felizes’ em voltar à Alemanha

Em discurso no Congresso Alemão do Comércio, chanceler usou a experiência na capital paraense como …