Reprodução/YouTube

Pix está “tomando função do cartão de crédito”, diz Campos Neto

“Pix é um pedaço de um plano muito maior, que inclui uma competição, uma digitalização e uma tokenização maiores”, disse Roberto Campos Neto
Metrópoles / Fábio Matos
Reprodução/YouTube
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira (18/10), ao receber uma premiação pelo Pix, que o sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pela autoridade monetária em 2020 está, aos poucos, assumindo a função do cartão de crédito.
As declarações foram dadas durante a cerimônia de premiação das “Marcas Mais Admiradas do Brasil”, evento promovido pelo Grupo Bandeirantes, em São Paulo. Representando o BC, Campos Neto recebeu o prêmio na categoria “Pagamentos”, pelo Pix.
“Nós colocamos o Pix para funcionar em novembro de 2020, quando a pandemia estava acelerando e tínhamos muito trabalho remoto. Entendíamos que era importante apresentar essa inovação para as pessoas, que estavam trabalhando de suas casas”, disse o presidente do BC.
“O Pix está perto dos três anos. Nós não esperávamos uma adoção tão rápida. Meu primeiro pensamento é que fosse uma adoção mais lenta. Mas foi um processo muito rápido e as pessoas aderiram ao produto”, prosseguiu Campos Neto.
O chefe da autoridade monetária voltou a falar dos planos e inovações previstos para o Pix.

“O Pix terá inovações. Olhamos a parte internacional, que é importante. Olhamos também para o pagamento programável. Ele (Pix) vai tomando uma função que hoje é do cartão de crédito”, afirmou.

“O Pix é um pedaço de um plano muito maior, que inclui uma competição, uma digitalização e uma tokenização maiores. Temos um caminho bastante interessante para seguir”, concluiu Campos Neto.

Além disso, verifique

Ata do Copom cita cenário adverso com inflação desancorada e economia sobreaquecida

IstoÉDinheiro/darlanlvarenga   O Banco Central avalia que vetores inflacionários seguem adversos, como hiato do produto …