Iniciativa busca incentivar o engajamento dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos
Por: Verônica Côrtes
Acontece no próximo dia 1º abril, o 2º Prêmio João e Maria de Educação, promovido pelo Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) com o objetivo de reconhecer as escolas que estão implementando melhorias no processo de alfabetização de seus alunos. A iniciativa é voltada para as instituições públicas dos municípios de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu com turmas de Pré-escola e 1º e 2º anos do Fundamental, apoiadas pelo IJMB. A cerimônia de premiação será realizada no Museu do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro.
O prêmio tem duas categorias: Educação Infantil e Fundamental. Ao todo, 12 escolas foram selecionadas como finalistas para a votação popular, que aconteceu até o início deste mês. A primeira colocada de cada categoria participará de uma viagem cultural para Sobral, no Ceará, município referência em alfabetização no Brasil.
Todas as escolas participantes são parceiras do IJMB e passaram pelo projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. Com a premiação, o instituto espera estimular a adoção das melhores práticas pedagógicas nas escolas a partir da formação de todos os envolvidos no processo educacional e reconhecer as escolas com os melhores resultados em nossas avaliações.
“Com a parceria entre o IJMB e as secretarias de Educação dos municípios parceiros, conseguimos desenvolver um trabalho dentro das escolas para combater as defasagens de aprendizado na alfabetização. É hora de reconhecer os esforços das escolas e de suas equipes”, afirma Anna Backheuser, presidente do conselho do IJMB.
Antes da etapa de votação popular, o IJMB conta com um comitê formado por especialistas em educação que avalia as escolas participantes. Fizeram parte do grupo: Beatriz Alquéres (conselheira), Ciça Melo (conselheira), Claudia Zuppini (educadora da Elos) e Teca Pontual (ex-subsecretária de ensino do município do Rio de Janeiro).
Confira as escolas finalistas:
Casimiro de Abreu
Educação Infantil
- M. PEDRO LOPES MAGALHÃES
- M. RENATA TAVARES BASTOS
C.M.E.I. MARINA DIAS DA SILVA (CECA Anexo)
Anos Iniciais
- E. M. MOYSÉS SILVEIRA
- E. M. VILA VERDE
- M. SANTA LUZIA
Conceição de Macabu
Ed. Infantil
C.M.E.I. VOVÓ UDINHA
- M. E. I. VOVÓ CENIRA PROCÓPIO
- M. E. I. VOVÓ CEDINHA
Anos Iniciais
- E. M. ALMERINDA DE MATOS HENRIQUE
- E. M. CURATO DE SANTA CATARINA
- M. MARLY NOVAES NEVES (Pau Brasil)
Sobre o prêmio:
Em 2019, o IJMB lançou o Prêmio João e Maria de Educação, para incentivar o engajamento dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos.
Na primeira edição, 15 escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do município de Casimiro de Abreu, que participaram do programa TransFormar, foram avaliadas em quesitos como aperfeiçoamento da gestão pedagógica, articulação com os familiares e realização de atividades estratégicas de leitura. Do total de inscritas, seis escolas foram selecionadas e receberam a visita de um comitê formado por profissionais da área de educação.
Após a avaliação dos especialistas, as escolas Patrick Marchon Portal e Pré Escolar Anexo ao CECA municipalizado se destacaram com os melhores resultados pedagógicos ao incentivar a leitura, uma gestão escolar estratégica e a formação para qualificação de professores, vencendo em suas categorias. Ambas as escolas foram premiadas com notebooks para auxiliar na gestão.