Onda de calor atinge a capital paulista no mês de setembro Cris Faga/ESTADÃO CONTEÚDO

Previsão do tempo: Onda de calor pode ser mais forte que a de setembro, diz meteorologista

À CNN Rádio, meteorologista do Cemaden fez um alerta para as altas temperaturas dos próximos dias em todo o país

Alessandra Ferreira, da CNN

Onda de calor atinge a capital paulista no mês de setembro
Cris Faga/ESTADÃO CONTEÚDO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a atuação de uma onda de calor no decorrer dos próximos dias — principalmente no interior do Brasil. O alerta indica que as temperaturas máximas devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.

O aviso meteorológico abrange cinco estados em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do país e é válido até hoje.

Em entrevista à CNN Rádio, a meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Mariana Pallotta alertou que a previsão é de que essa onda de calor supere a do mês de setembro.

“Tanto Sudeste quanto Centro-Oeste devem ter temperaturas acima da média até o final da semana que vem. Algumas pancadas de chuvas pontuais e isoladas podem ocorrer”, explica.

De acordo com Mariana Pallota, as temperaturas podem superar as de setembro porque nesta época do ano há um tempo maior de exposição solar e temperaturas mínimas mais altas por causa da primavera.

A meteorologista ainda detalhou a influência do El-Niño no Brasil nesta época do ano.

“[Ele] tende a reter frentes frias na região sul. Por lá deve continuar chovendo de forma regular. Essas frentes frias que normalmente trazem umidade para o Sudeste e o Centro-Oeste não conseguem avançar porque não são fortes o suficiente para derrubar a massa de ar seco que fica no centro do país.”

Previsão do tempo para esta sexta-feira

De acordo com a Climatempo, o ar quente seco ganha força sobre a Região Sudeste do Brasil, enquanto uma frente fria passa pelo litoral do Rio de Janeiro.

Algumas pancadas de chuva podem ocorrer à noite no sul e no leste do estado de São Paulo, na região da Zona da Mata mineira, no extremo sul do Sul de Minas e também no centro-sul do Rio de Janeiro.

Pelo Centro-Oeste, a previsão é de um dia com sol forte e muito calor. Algumas pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite no norte noroeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas, de acordo com a Climatempo, essas pancadas de chuva devem ser de curta duração.

Campo Grande e Cuiabá ficam entre as cinco capitais mais quentes do país nesta sexta-feira.

Já a Região Sul segue com condições para chuva em todos os estados, com destaque para o centro e sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Santa Maria Uruguaiana e Bagé.

Nas outras áreas do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no interior do Paraná, o sol aparece junto de algumas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

Pelo leste de Santa Catarina, incluindo a região do Vale do Itajaí e de Florianópolis, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem algumas pancadas de chuva fracas.

Pelo Nordeste, a previsão é de sol forte e algumas nuvens em todos os estados. Há previsão de pancadas de chuva com raios no interior do Maranhão, em Teresina e no extremo oeste do Piauí.

No sul e leste da Bahia, em toda a faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata, de Alagoas até o Maranhão, ocorrem pancadas de chuva nesta sexta-feira, mas de pouca intensidade e o sol aparece o dia todo. A temperatura pode ficar em torno de 40°C em áreas do oeste da Bahia, no interior do Piauí e do Maranhão.

Na Região Norte, segundo a Climatempo, o ar quente úmido vai facilitar a formação de nuvens carregadas em todos os estados. Há previsão de pancadas de chuva no norte do Tocantins, a partir da tarde.

No Pará e no Amapá, o sol também fica forte ao longo do dia e as pancadas de chuva ocorrem de forma bastante isolada à tarde e à noite.

Já nos estados de Roraima, Amazonas, no Acre e em Rondônia, as pancadas de chuvas serão mais frequentes e ocorrem a qualquer hora. O sol aparece nesses estados, mas sempre junto de muitas nuvens.

Além disso, verifique

Câmara envia ao Senado projeto que reduz poder do STF

Deputados rejeitaram recurso para levar ao plenário texto que limita decisões monocráticas e impede partidos …