Primeira edição do Encontro de Prescritores reúne mais de 100 profissionais da Saúde de Cabo Frio

ASCOM – PMCF – Rodrigo Branco

Divulgação – ASCOm – PMCF

 

 

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio promoveu a primeira edição do Encontro de Prescritores, que levou cerca de 150 profissionais da rede municipal e de outras cidades da Baixada Litorânea para o auditório da Universidade de Sá, nesta quinta-feira (5).

Representando a Saúde municipal, estiveram presentes o secretário-adjunto de Atenção à Saúde, Illo Rangel; e a secretária-adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Sandra Rabelo. Participaram ainda autoridades regionais e estaduais do setor, como a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ), Luzimar Gualter; a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (Cisbali), Natália Alves e o assessor técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), Manoel Roberto da Cruz Santos.

Realizado pela Coordenação de Assistência Farmacêutica, com apoio do Cosems-RJ, o evento teve como objetivo promover o diálogo e a qualificação das práticas de prescrição e dispensação de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os painéis abordaram as responsabilidades para garantir o acesso aos medicamentos e insumos, dentro do SUS, como o Componente Básico de Assistência Farmacêutica (CBAF), de responsabilidade municipal; e o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), de responsabilidade estadual e federal.

Outro ponto tratado foi a judicialização do acesso aos medicamentos, à luz de decisões do Supremo Tribunal Federal. Além disso, foi apresentado o Relatório Municipal de Medicamentos (Remume), referente ao ano de 2025.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Freitas, destacou o êxito do Encontro, que teve o propósito de fortalecer a prescrição racional e a gestão integrada dos medicamentos, promovendo a segurança do paciente e o uso criterioso dos recursos públicos.

Segundo ela, o objetivo é que o Encontro se torne um fórum anual de discussão.

“Há muito tempo, discutíamos a realização desse encontro, e esse ano foi um marco pra gente. Ele estava pactuado no Plano Municipal de Saúde para 2026 e, esperamos realizar o segundo encontro no próximo ano, pois pensamos sempre em prol do melhor para o paciente”, destacou.

Além disso, verifique

Cabo Frio promove primeira Reunião Ampliada de Gestão de 2026 para alinhar planejamento anual da Atenção Básica da Saúde

Encontro reuniu representantes de todas as coordenadorias para apresentar indicadores e traçar metas para os …