ASCOM – PMCF – Rodrigo Branco

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio promoveu a primeira edição do Encontro de Prescritores, que levou cerca de 150 profissionais da rede municipal e de outras cidades da Baixada Litorânea para o auditório da Universidade de Sá, nesta quinta-feira (5).
Representando a Saúde municipal, estiveram presentes o secretário-adjunto de Atenção à Saúde, Illo Rangel; e a secretária-adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Sandra Rabelo. Participaram ainda autoridades regionais e estaduais do setor, como a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ), Luzimar Gualter; a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (Cisbali), Natália Alves e o assessor técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), Manoel Roberto da Cruz Santos.
Realizado pela Coordenação de Assistência Farmacêutica, com apoio do Cosems-RJ, o evento teve como objetivo promover o diálogo e a qualificação das práticas de prescrição e dispensação de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os painéis abordaram as responsabilidades para garantir o acesso aos medicamentos e insumos, dentro do SUS, como o Componente Básico de Assistência Farmacêutica (CBAF), de responsabilidade municipal; e o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), de responsabilidade estadual e federal.
Outro ponto tratado foi a judicialização do acesso aos medicamentos, à luz de decisões do Supremo Tribunal Federal. Além disso, foi apresentado o Relatório Municipal de Medicamentos (Remume), referente ao ano de 2025.
A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Freitas, destacou o êxito do Encontro, que teve o propósito de fortalecer a prescrição racional e a gestão integrada dos medicamentos, promovendo a segurança do paciente e o uso criterioso dos recursos públicos.
Segundo ela, o objetivo é que o Encontro se torne um fórum anual de discussão.
“Há muito tempo, discutíamos a realização desse encontro, e esse ano foi um marco pra gente. Ele estava pactuado no Plano Municipal de Saúde para 2026 e, esperamos realizar o segundo encontro no próximo ano, pois pensamos sempre em prol do melhor para o paciente”, destacou.
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL