Profissionais de ESF - SECOM - SJB

Profissionais de ESF participam de matriciamento

 SECOM – SJB
O Programa Municipal de Atenção à Saúde do Trabalhador (PMAST) de São João da Barra iniciou na segunda-feira, 24, o Matriciamento junto às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). O foco é no compartilhamento de conhecimentos e fundamentos técnicos para que os profissionais dessas unidades possam atuar junto à população na identificação de doenças relacionadas ao trabalho. Foram inseridas inicialmente a ESF/Grussaí e ESF/Lagoa e a previsão é ser estendido às demais unidades de forma contínua.
A proposta do Matriciamento em Saúde do Trabalhador é ampliar o campo de atuação e qualificar os profissionais das equipes para que estejam aptos a conduzir os casos, reforçando a associação de determinadas profissões como possíveis causas de doenças. A metodologia compartilha saberes que viabilizam o suporte técnico pedagógico e institucional para as equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações para a população sob seu cuidado.
– Esse método traz mudanças significativas na relação com o usuário, possibilitando fortalecer a relação terapêutica e o acompanhamento das suas condições de saúde a partir de intervenções nos processos produtivos geradores de danos para a saúde e para o meio ambiente – reforçou a médica do Trabalho e coordenadora do PMAST, Rachel Perez.
De acordo com a enfermeira do Trabalho da rede municipal Paula Januário Pires, a Atenção Básica é capaz de reconhecer no seu dia a dia problemas de saúde relacionados ao trabalho. “É fundamental qualificar os profissionais para que reconheçam o usuário enquanto trabalhador e o trabalho enquanto determinante da situação de saúde-doença da população”, explicou.

 

 

Por: Redação
SECOM – SJB
Compartilhar

Além disso, verifique

Prefeitura e Polícia Militar firmam convênio para abastecimento de viaturas

Por: SECOM – SJB   A Prefeitura de São João da Barra e a Polícia …