Sanna Marin, primeira-ministra mais jovem da Europa, enfrenta ameaça nuclear da Rússia (Getty Images/Valeria Mongelli/Bloomberg via Getty Images)

Quem é a primeira-ministra da Finlândia que enfrenta ameaça nuclear russa

Mais jovem governante europeia lidou com discriminação por causa de situação familiar; depois de propor adesão à Otan, entrou na mira de arsenal russo

Por: Carla Aranha
Sanna Marin, primeira-ministra mais jovem da Europa, enfrenta ameaça nuclear da Rússia (Getty Images/Valeria Mongelli/Bloomberg via Getty Images)

Mais jovem líder feminina na política da Europa, a primeira-ministra finlandesa Sanna Mirella Marin, de 36 anos, enfrenta um dos maiores desafios de sua carreira. Diante da guerra na Ucrânia, que chegou ao seu 50º dia nesta quarta, dia 13, o país anunciou que deve solicitar adesão à Otan, aliança militar dos países ocidentais, provocando uma reação imediata da Rússia. O país deverá reforçar sua presença na região com armamentos nucleares e mísseis hipersônicos caso a ideia se concretize, segundo Dmitri Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança russo.

A situação na fronteira entre a Finlândia e a Rússia já amanheceu mais tensa nesta quinta, dia 14. Marin, que assumiu o cargo de primeira-ministra em 2019, após a renúncia de seu antecessor, Antti Rinne, líder do partido Social Democrata, revelou o início da realização de exercícios militares na Finlândia com a participação dos Estados Unidos, Reino Unido, Letônia e Estônia. “O artigo 5º da Otan oferece garantia aos países membros de que um ataque a um país é um ataque a todos”, disse Marin. “Não darei, no entanto, nenhum cronograma sobre quando a Finlândia deverá apresentar sua candidatura, mas deverá ser logo”.

Primeira pessoa da família a conquistar um diploma universitário, Marin está habituada a situações adversas. Filiada ao partido Social Democrata desde os vinte anos, ela começou a trabalhar como padeira e caixa de uma loja aos 15 anos de idade para pagar as contas. Durante um bom tempo, ela se sentiu constrangida a falar abertamente sobre sua família — seus pais se separaram quando ela ainda era criança e sua mãe se casou novamente, com uma mulher. Além disso, a família enfrentou dificuldades financeiras.

Além disso, verifique

EUA dizem na ONU que aplicarão “sanções máximas” à Venezuela

Embaixador dos EUA afirma que cerco financeiro à Venezuela busca impedir Maduro de usar petróleo …