A reciclagem de papel tem grande importância nas questões ambientais. Mas como funciona esse processo na prática?
Por: EXAME

A reciclagem de papel pode trazer diversas consequências positivas nas questões ambientais e econômicas. Além de evitar o aumento do corte de árvores para novas produções do material, esse processo também fomenta a geração de empregos.
Acompanhe a seguir o que é reciclagem de papel, como funciona as diferentes etapas desse processo e qual a sua importância nas questões ambientais da atualidade.
O que é reciclagem de papel?
A reciclagem de papel é a coleta e processamento de produtos de papel usados, visando reaproveitar o material para a criação de novos produtos ou para reutilização.
Alguns exemplos de papéis usados que podem ser reciclados são jornais velhos, revistas, listas telefônicas, cartões de ponto, post-its, manuais, resíduos de papel descartados, cadernos, livros didáticos, folhetos, materiais de embrulho, livretos, papel de escritório e papelão.
Como funciona a reciclagem de papel?
O processo de reciclagem do papel é dividido em etapas distintas, cada uma desempenhando um papel crucial na transformação do descarte em produto reciclado. Abaixo, será descrito de maneira objetiva cada uma das fases desse procedimento, que são: coleta, transporte, classificação e processamento em matéria-prima utilizável.
Coleta é o primeiro passo na reciclagem de papel. Como o nome sugere, os resíduos e papéis usados são recolhidos nas lojas de sucata e nos caixotes de recolha. Essa é a matéria-prima para a produção de novos papéis.
Transporte é a segunda etapa do processo de reciclagem do papel. Todo este material recolhido é transportado em contentores para as respectivas centrais de reciclagem de papel.
Por fim, a terceira etapa do processo de reciclagem de papel é a classificação. Agora o papel é classificado em grupos como papelão, jornal, papel de jornal, papel de computador, papel de revista e cadernos e assim por diante. Cada tipo de papel é reciclado de uma maneira diferente.
O processamento em matéria-prima utilizável é a quarta e mais importante etapa do ciclo de reciclagem do papel. Essas etapas também possuem algumas subetapas relevantes, como:
-
Fabricação de celulose;
-
Triagem e limpeza da polpa;
-
Destintagem;
-
Refino, decapagem e branqueamento;
-
Nova fabricação de papel.