Por: SCS – PMA

A Lagoa de Araruama terá áreas com acesso restrito durante o Réveillon, devido a montagem e operação das balsas que irão sustentar a queima de fogos da virada do ano. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes o objetivo principal é garantir a segurança da navegação e das pessoas envolvidas na festa.
As áreas destinadas às balsas: na região do ferry boat (Praia do Centro) e
na região de Praia Seca, serão devidamente demarcadas por boias e terão acesso restrito exclusivamente às equipes de apoio e manutenção responsáveis pela operação dos fogos. A restrição começa às 9h do dia 31 de dezembro de 2025 e segue até o dia 1º de janeiro de 2026, permanecendo válida até a retirada completa das balsas da lagoa.
Nessas áreas fica expressamente proibida a aproximação de embarcações não autorizadas, inclusive para o registro de fotos e vídeos, aproximação recreativa ou qualquer tipo de manobra náutica.
No caso de motos aquáticas, a determinação é que elas deverão manter distância mínima de 500 metros das balsas.
Segundo o secretário de Transportes, Arídio Martins, a restrição é fundamental para evitar acidentes, sobretudo por conta da baixa visibilidade durante o período noturno, característica comum nas operações de Réveillon.
“O objetivo é garantir a segurança da navegação, proteger as pessoas envolvidas na operação e assegurar que toda a queima de fogos aconteça de forma organizada e segura. A lagoa é um espaço compartilhado e, nesse momento, exige atenção redobrada”, destacou o secretário.
O descumprimento das determinações poderá resultar em abordagem, notificação, autuação e outras medidas administrativas, conforme previsto e sob orientação da Autoridade Marítima.
A Secretaria Municipal de Transportes informa, ainda, que devido a essas restrições as viagens de Ferryboat Araruama X Praia Seca nos dois sentidos está suspensa nesta terça, 30 e na quarta, 31. As viagens serão retomadas no dia 01 de janeiro de 2026, após a retirada das balsas (o horário ainda será informado pela empresa vencedora do processo de licitação dos fogos do réveillon).
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL