Na manhã desta quarta-feira (11), o Foyer do Palácio Nilo Peçanha recebeu uma roda de conversa sobre os 170 anos do campista José do Patrocínio.
Por: Câmara – Campos

Os convidados foram o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Genilson Paes Soares, o pesquisador Leonardo de Vasconcellos Silva e a historiadora Graziela Escocard.

Durante o bate-papo, os convidados que conduziram a conversa falaram sobre a trajetória de vida de José do Patrocínio, a importância dele na luta contra a escravidão, a dificuldade de realizar pesquisa documental, entre tantos outros tópicos.
Além da roda de conversa, o Foyer estará com uma exposição histórico-iconográfica, aberta ao público, sobre José do Patrocínio até o dia 25 de outubro.
Quem foi José do Patrocínio?
José do Patrocínio nasceu em Campos, Rio de Janeiro, no dia 9 de outubro de 1853. Filho do Cônego João Carlos Monteiro, vigário de Campos e da escrava Justina Maria, aprendeu as primeiras letras e recebeu certa proteção. Com permissão do pai foi para a capital, onde começou a trabalhar na Santa Casa de Misericórdia.
José foi um abolicionista, jornalista e escritor brasileiro. Participou ativamente dos movimentos para libertação dos escravos.
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL