O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou neste sábado (3/1), durante coletiva em Mar-a-Lago, que o presidente Donald Trump não deve ser subestimado. Rubio afirmou que aqueles que acham que podem “brincar” com o republicano aprenderão, agora, que ele age com determinação e seriedade.
“Esse é um presidente de ação. As pessoas não entenderam isso antes, agora entenderão. Não é hora de brincar. Quando ele é sério, ele realmente é sério. É o presidente da paz, aliás. Mas ele teve múltiplas oportunidades, e escolheu agir da forma que agiu hoje. Estou muito feliz pelo que aconteceu, mas reforço: não façam joguinhos com este presidente no poder, porque isso não vai acabar bem”, disse Rubio.
O secretário de Estado se manifestou após a manobra mais intensa da ofensiva militar dos EUA na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cília Flores, na madrugada deste sábado.
Trump afirmou que os Estados Unidos irão administrar a Venezuela até a transição do governo.
O republicano destacou ainda que o país permanecerá envolvido na Venezuela para garantir uma transição adequada e proteger os recursos energéticos locais, principalmente o petróleo, que, segundo ele, vinha sendo explorado de forma ilegal pelos governos anteriores e pelo regime de Maduro.
“Também conseguimos apreender o petróleo venezuelano para trazer para o solo americano. Nunca tivemos um presidente que tenha decidido fazer algo com respeito a isso. Eles lutaram guerras a milhares de quilômetros de distância, e deixamos que um exílio socialista roubasse nossos recursos”, disse Trump.