Quem ainda não tomou a primeira dose também pode se dirigir a uma das unidades
SECOM – PMCG – Por: Valquíria Azevedo – Foto: Kelly Maria / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a convocação para que pais e responsáveis legais levem os filhos para tomar a segunda dose da vacina contra a dengue. Quem ainda não tomou a primeira dose também pode se dirigir a uma das unidades.
O chamamento ocorre em virtude da aproximação do verão, que começa oficialmente em 21 de dezembro, e período em que ocorre o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, a elevação dos casos da doença.
Devem receber a vacina crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, que no município totalizam 34.110 elegíveis, entretanto, somente 5.811 receberam a primeira dose e 693 receberam a segunda dose. O intervalo entre uma dose e outra é de 90 dias.
“Com base nos dados atuais, observamos que a cobertura vacinal ainda é baixa: apenas pouco mais de cinco mil adolescentes receberam a primeira dose. Com a proximidade do verão, aumenta o risco de proliferação de mosquitos e, consequentemente, de casos de dengue. Portanto, aproveitando a disponibilidade da vacina, é recomendável a imunização agora, antes do início da estação chuvosa”, disse o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro.
Para a criança receber a segunda dose da vacina, é preciso comparecer à unidade mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina. O imunizante está disponível em 35 salas de vacinação distribuídas pelo município.
A imunização ajuda a prevenir formas graves da doença, internações e óbitos. “A vacina contra a dengue é segura e eficaz, protege contra até 90% dos casos mais graves. Portanto, procure as Unidades Básicas de Saúde para se vacinar. Vacinamos pouco mais de 10% do nosso público-alvo. Portanto, se você ainda não tomou a vacina, tome a primeira dose e, caso tenha tomado a primeira dose há mais de 90 dias, procure nossas unidades para tomar a segunda dose”, reforçou o subsecretário de Vigilância em Saúde (SUBVS), Rodrigo Carneiro.
O município já registrou, entre 1º de janeiro e 31 de outubro, 265 casos confirmados de dengue, com um óbito — um paciente de 53 anos. No mesmo período, também foram confirmados 99 casos de chikungunya, incluindo um óbito, de um paciente de 80 anos.
Locais de vacinação
-
Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal
-
Segunda a sexta, das 8h às 20h
-
Sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h
-
Locais de vacinação de segunda a sexta (8h30 às 16h)
Centro de Saúde de Guarus
-
Clínica da Criança
-
Policlínica Tapera
-
UBS Baleeira
-
UBSF Aldeia
-
UBSF Carvão
-
UBSF Conselheiro Josino
-
UBSF Custodópolis
-
UBSF Dores de Macabu
-
UBSF Eldorado
-
UBSF Jamil Ábido
-
UBSF Lagamar
-
UBSF Lagoa de Cima
-
UBSF Morro do Coco
-
UBSF Palmares
-
UBSF Parque Imperial
-
UBSF Patronato São José
-
UBSF Penha
-
UBSF Poço Gordo
-
UBSF Ponta da Lama
-
UBSF Quilombo
-
UBSF Rio Branco
-
UBSF Santa Cruz
-
UBSF Santa Maria
-
UBSF Santo Amaro
-
UBSF Saturnino Braga
-
UBSF Sentinela do Imbé
-
UBSF Tocos
-
UBSF Três vendas
-
UBSF Turfe Clube
-
UBSF Venda Nova
-
UBSF Vila Nova
-
UPH Travessão
-
UPH Ururaí
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL