Secretaria de Saúde realiza trabalho de prevenção às arboviroses no Aeroporto Internacional de Cabo Frio

Agentes de endemias entregam folhetos com dicas de proteção aos turistas que chegam do exterior

ASCOM – PMCF – Rodrigo Branco

Divulgação – ASCOM – PMCF
A Secretaria de Saúde iniciou um trabalho de conscientização junto aos turistas estrangeiros que chegam a Cabo Frio, pelo Aeroporto Internacional. Agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica entregaram folhetos explicativos com dicas de prevenção às arboviroses, incluindo dengue, zika, chikungunya, febre amarela e oropouche.
O material, produzido no idioma espanhol, é entregue aos visitantes que chegam nos voos oriundos da Argentina, das cidades de Buenos Aires e Rosario. A importância de reconhecer e eliminar os possíveis focos de transmissão, sobretudo das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é um dos principais pontos abordados no material gráfico.
Os esforços da Secretaria de Saúde se somam aos de outras instituições como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que juntamente com a Polícia Federal, atua na fiscalização sanitária, recebendo passageiros e verificando se há viajantes com sintomas de doenças.
A superintendente da Vigilância Ambiental e Zoonoses de Cabo Frio, Andreia Nogueira, afirmou que a ação iniciada no último fim de semana será realizada até o início de abril, coincidindo com o término da temporada de desembarques.
“O aumento das temperaturas globais também tem favorecido o potencial de transmissão da dengue no mundo, tornando o controle aeroportuário ainda mais estratégico. Então todos os órgãos oficiais e competentes trabalhando juntos é a melhor maneira de controlar as arboviroses em nosso município”, explica.

Além disso, verifique

Janeiro Roxo: Saúde prepara programação de conscientização sobre a hanseníase

A iniciativa teve início nesta quinta-feira (22), com panfletagem na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro …