Seduct e Seeduc fortalecem cooperação para atendimento de alunos do 6º ano em 2026
20/10/2025
12 Visuzalicações
De acordo com a subsecretária Catia Mello, o diálogo permanente entre as duas redes é fundamental para a gestão eficiente do sistema educacional
SECOM – PMCG – Por: Kamilla Uhl – Foto: Maria Helena Ribeiro / Divulgação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) continua buscando caminhos para garantir a oferta de vagas aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em Campos. De forma prévia, a subsecretária de Gestão Operacional da Secretaria, Catia Mello, realizou reunião com representantes da Superintendência de Planejamento da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Suplan/Seeduc-RJ), nessa sexta-feira (17), a fim de tratar do assunto e alinhar estratégias para que nenhum aluno desse ano de escolaridade fique fora da sala de aula em 2026, como já tem acontecido nos últimos anos.
O encontro teve como objetivo estabelecer um regime de colaboração entre a rede municipal e a rede estadual de ensino, garantindo o atendimento dos estudantes em localidades onde a demanda municipal por vagas supera a capacidade de oferta. A iniciativa busca otimizar o uso da estrutura pública existente, assegurando a continuidade dos estudos de todos os alunos concluintes do 5º ano.
Da Seeduc, participaram da reunião a superintendente de Planejamento e Integração das Redes, Maria Helena Barroso Ribeiro; coordenadora de Relações Municipais, Renata Meirelles Maia; coordenador de Planejamento da Rede, Roberto da Silva Santos; e Leonardo Ferreira, da Coordenadoria de Matrícula.
“Precisamos estar cada vez mais unidos, cada vez mais próximos, compreendendo a força do Regime de Colaboração. Temos diversos projetos e, juntos — estado e municípios —, fortalecemos esse regime, transformando ideias em ações e construindo uma educação pública de qualidade para todos”, disse Myrian Medeiros, subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ.
De acordo com a subsecretária Catia Mello, o diálogo permanente entre as duas redes é fundamental para a gestão eficiente do sistema educacional. “Mais do que um planejamento administrativo, essa parceria reflete o compromisso das duas esferas de governo com a permanência e o sucesso escolar dos alunos. Nosso foco é garantir que ninguém fique sem vaga na transição para o 6º ano”, destacou.
A ação integra o planejamento antecipado da Seduct para o ano letivo de 2026, reforçando a importância da cooperação interinstitucional como estratégia de gestão e fortalecimento da educação pública de Campos dos Goytacazes.