Imagem-Reprodução

Sindicatos lançam campanha de prevenção ao suicídio e por saúde mental no trabalho

Imagem-Reprodução

Entidades sindicais do estado do Rio de Janeiro vão participar da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, chamando a atenção para um dos fatores detonadores da ansiedade e da depressão, que podem levar à morte: a pressão do mundo do trabalho. Participam as áreas de saúde da Confederação Nacional dos Químicos, da Federação Única dos Petroleiros, da Central Única dos Trabalhadores-RJ e do Sindipetro-NF. A Campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, que estipularam a data 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. “Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias”, informa a Pasta em seu site.

Os sindicatos programaram uma série de ações de comunicação para estimular os trabalhadores a conversarem sobre o assunto e, se necessário, pedirem ajuda. Com o tema “Heróis e heroínas também se cuidam”, o objetivo é mostrar que os trabalhadores e as trabalhadoras, que são os verdadeiros heróis do país, também inspiram cuidados em relação à saúde mental. “Ninguém é uma ilha e ninguém é de ferro. Nossa força guerreira vem de estarmos juntos. Precisamos criar um ambiente de trabalho em que o diálogo seja franco e permanente, com os colegas, com o sindicato, com os coletivos de saúde e com as estruturas públicas de saúde mental. Não é vergonha pedir ajuda e não é invasivo ajudar. Cuidado, empatia e solidariedade são os valores dos verdadeiros heróis e heroínas”, explica a cartilha que será divulgada pela campanha.

As entidades estimulam contatos nos locais de trabalho e com as áreas de saúde dos sindicatos para que exista um diálogo permanente sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A campanha também divulga o trabalho do Centro de Valorização da Vida, que atende gratuitamente pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Por: Redação

Além disso, verifique

Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país

Projeção para fevereiro traz alerta para a Região Sul Por: Agência Brasil   O mês …