Divulgação/ SECOM SJB

SJB promove ação no Dia Mundial sem Tabaco

SECOM SJB
Divulgação/ SECOM SJB

O Dia Mundial sem Tabaco foi lembrado nesta terça-feira, 31, em São João da Barra, pela Secretaria Municipal de Saúde, com uma ação no Centro de no Centro Municipal de Práticas Integrativas. O público-alvo foram enfermeiros das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e agentes comunitários de saúde e um dos objetivos foi conscientizar e incentivar sobre encaminhamento de pacientes para o Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

“Esses profissionais estão na ponta da atenção primária; nós precisamos deles para ouvir os pacientes e sensibilizá-los a buscar o programa”, convocou a coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, Edilamar Caldas.

Além dos malefícios causados pelo tabaco e a exposição ao fumo passivo, o evento alertou também para impacto ambiental do tabaco, desde o cultivo, passando pela produção, distribuição e os resíduos, em referência ao tema da campanha nesse ano de 2022, que foi “Tabaco: ameaça ao nosso meio ambiente”.

O Programa Municipal de Controle de Tabagismo funciona desde 2009 no município com uma equipe técnica que faz todo acompanhamento do tratamento dos pacientes. Os interessados em participar podem se dirigir à Policlínica Municipal para o agendamento do atendimento ou unidade de saúde mais próxima para solicitar a marcação da consulta.

O evento contou, ainda, com a participação do subsecretário municipal de Saúde, Pedro Bastos, da psicóloga do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Emauelle Rios, da coordenadora do Centro Municipal de Práticas integrativas, Daniela Del Rio, e da engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mariana Barreto.

Compartilhar
Spread the love

Além disso, verifique

SJB reúne forças de segurança para estratégias à Ponte da Integração

Por: SECOM – SJB A implantação de uma base de segurança nas proximidades da Ponte …