Superministro da Fazenda e “pai do milagre econômico”: quem foi Delfim Netto

Ex-ministro chefiou a economia brasileira no período do “milagre econômico”, foi deputado federal, embaixador na França e conselheiro de Lula e Dilma

Lucas Schroeder, da CNNSão Paulo

Ex-ministro da Fazenda, Agricultura e Planejamento Antônio Delfim Netto durante entrevista, em São Paulo
FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

 

O ex-ministro da Fazenda Antônio Delfim Netto morreu, aos 96 anos, nesta segunda-feira (12). Ele estava internado há uma semana no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, devido a problemas de saúde.
Descendente de imigrantes italianos, nasceu e cresceu na capital paulista. Formou-se na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 1951 e participou do Conselho Consultivo de Planejamento (Consplan) do então governador de São Paulo Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, em 1959.
Fez carreira acadêmica como professor titular de Análise Macroeconômica e recebeu o título de professor emérito pela FEA-USP.
Na gestão do governador Laudo Natel, em 1967, foi secretário da Fazenda paulista, antes de se tornar, no mesmo ano, ministro da Fazenda sob o governo do general Arthur da Costa e Silva, em plena ditadura militar (1964-1985).

Além disso, verifique

Concurso unificado: resultados individuais já podem ser consultados

Candidato é informado por e-mail, whatsapp e edital no Diário Oficial Agência Brasil/Daniella Almeida   …