Reisado -Secom

Tradição e história na Celebração de Natal

Reisado – SECOM – SJB
São João da Barra pôde reviver momentos de tradição e história na noite deste domingo, 26, com a apresentação do espetáculo “O Reisado das Pastorinhas – uma opereta popular,” no palco de Natal. O público se emocionou com os versos e quadrinhas cantadas pelos personagens e o coro das pastorinhas. Além da apresentação deste domingo, o grupo ainda vai fazer visita a algumas casas, percorrendo ruas da cidade no dia 06 de janeiro (Dia de Reis) e volta a se apresentar no palco oficial no dia 9 de janeiro, encerrando as festividades da Celebração de Natal no município.
O Reisado faz parte da tradição oral do município há mais de 200 anos e é uma antiga festa popular e religiosa, que celebra a visita dos Santos Reis com personagens do presépio e figuras populares que vêm oferecer seus melhores presentes e buscam a benção do menino Jesus. O espetáculo foi uma realização da Prefeitura com produção da Multiplural Produções e apoio do Grupo Sonho, Amor e Fantasia. A produção contou com profissionais e técnicos do mercado criativo, artistas e músicos profissionais e amadores, todos residentes no município. Foram 22 atores/cantores em cena, sete músicos, três diretores e 15 profissionais técnicos. A apresentação teve direção musical de Antônio Carlos Dias, direção geral de Silvano Motta e direção artística de Gil Miranda.
Para a turista Josefa de Campos Soares, a maioria das pessoas que vêm para São João da Barra, se apaixona pelo fato de o município manter vivas as tradições. “Passo os verões em São João da Barra desde criança e ver essa tradição, que acompanho há mais de 40 anos, sendo passada para as crianças é muito válido”, contou.
História – O Reisado das Pastorinhas é uma das encenações mais antigas de São João da Barra, Das manifestações populares que celebram o Natal e o Dia de Reis esta é a única que se mantém viva no município. O espetáculo tem influências portuguesas e afro-brasileiras e músicas próprias do Reisado. Segundo a tradição oral do município, o Reisado começou a ser ensinado no início no século 20 por Mariquinha Salva, já nos anos 60 por Ucha Moreira e depois continuou sendo interpretado pelo grupo teatral “Nós na Rua”. Atualmente é promovido pela Multiplural Produções com apoio do Grupo Cultural Sonho, Amor e Fantasia.
“Preservar essa tradição é honrar a ancestralidade sanjoanense e as festas populares. Com essa grande celebração a gente busca manter viva a tradição nos dias de hoje”, ressaltou a atriz Ana Pavão, que interpreta a personagem Lua Branca na encenação.
A programação da Celebração de Natal prossegue nesta segunda-feira, 27, com a Caravana Natalina em Atafona na Praça do Meireles. Já na terça-feira, 28, a Caravana estará em Grussaí no Complexo Esportivo Renato da Mota Jr. Ambos a partir das 15h.
Por: Redação
SECOM – SJB

Além disso, verifique

Jovem Aprendiz com vaga de auxiliar de açougue em SJB

Por: SECOM SJB   Jovens com idade entre 18 e 22 anos que residem em …