Enquanto Israel e Irã se atacam mutuamente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu liderar os esforços de paz entre os dois países. Em uma publicação na Truth Social neste domingo (15/6), o líder norte-americano se mostrou confiante — apesar da escalada no conflito.
“Irã e Israel deveriam chegar a um acordo, e chegarão a um acordo, assim como eu consegui que Índia e Paquistão chegassem”, escreveu o presidente dos EUA na rede social. “Da mesma forma, teremos PAZ, em breve, entre Israel e Irã”.
Depois de lançar o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu continuar a operação militar, e atingir todas as bases iranianas.
Por sua vez, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, disse que Israel pode ser alvo de ações mais “decisivas e severas”, caso decida escalar o conflito.
Até o momento, ao menos 79 pessoas morreram no Irã em decorrência dos bombardeios israelenses. Já em Israel, a retaliação iraniana provocou a morte de 13 indivíduos.