AstraZeneca: laboratório determinou preço máximo de venda no Brasil. (Exame/Eduardo Frazão)

Vacina privada de covid-19 deve chegar a clínicas em maio por até R$ 280

EXAME/Por: Gilson Garrett Jr
AstraZeneca: laboratório determinou preço máximo de venda no Brasil. (Exame/Eduardo Frazão)

Com o fim da covid-19 como emergência em saúde pública de importância nacional, o caminho para a venda de um imunizante contra o coronavírus no mercado privado está próximo de se tornar uma realidade. Na expectativa das clínicas de vacina, o produto deve estar disponível no fim de maio, caso o Ministério da Saúde cumpra a promessa de rever a emergência sanitária da doença até o fim desta semana.

Isso ocorre porque atualmente está em vigor no país uma legislação, aprovada em março do ano passado, que regula a compra de imunizantes contra a covid-19 por parte do mercado privado. A regra estabelece que a aquisição é permitida desde que as empresas doem, pelo menos, 50% ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que na prática inviabiliza qualquer movimento no sentido de ter uma vacina privada.

Com a norma alterada, automaticamente libera as clínicas para comercializar a vacina contra a covid-19. Em entrevista coletiva na segunda-feira, 18, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a nova regra ainda terá um período de 30 dias para efetivamente entrar em vigor. Por conta disso, a comercialização poderia começar já no fim de maio.

Geraldo Barbosa, presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC), conta que o setor já está em conversas com laboratórios para que o Brasil se torne o primeiro país a ter uma vacina privada contra o coronavírus. A ideia é antecipar a compra para que o processo seja o mais rápido possível.

“Estamos preparados. Nada mudou na legislação que já cumprimos. A vacina tem registro, tem fornecedor, precificação, tem todas as etapas necessárias, da mesma forma como é feito com qualquer outra vacina”, disse Barbosa em entrevista exclusiva à EXAME.

Além disso, verifique

Vacina contra a dengue começa a ser aplicada em janeiro de 2026

Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a imunização Itatiaia/Mardélio Couto   A nova …