Vigilância Sanitária de SJB promove curso sobre normas de biossegurança

Por: Secom -SJB

Divulgação/Secom – SJB

 

O curso “Atualização de Normas de Biossegurança para Manicures e Pedicures”, realizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária de São João da Barra, no Auditório Municipal, na segunda-feira, 2, contou com a participação de 30 manicures, pedicures e podólogas sanjoanenses. O objetivo foi alertar sobre as normas de biossegurança exigidas durante as inspeções.

“Nós transmitimos noções de biossegurança, a fim de fazer com que elas entendam a importância de seguir protocolos que assegurem a saúde, tanto das clientes quanto dos profissionais. Orientamos sobre processo de esterilização e de limpeza de material, além da utilização de materiais de forma descartável, visando minimizar os riscos para a saúde”, explicou a instrutora do curso, Layse Araújo, médica que atua na Vigilância Sanitária.

Para a odontóloga Amanda Barbosa, que também ministrou o curso, é fundamental que os profissionais comecem a educar as próprias clientes, mostrando para elas a importância desse cuidado de biossegurança e que as clientes, por outro lado, também exijam que as profissionais tenham esse cuidado.

– É preciso que as pessoas entendam que o papel da Vigilância Sanitária não é apenas de punição. A nossa intenção é, também, de instruir, orientar, educar e ensinar, para que possamos estar eliminando e diminuindo os riscos à saúde. Estamos à disposição da população para tirar qualquer dúvida – completou Amanda.

Uma das alunas do curso foi a jovem Mariana Matías Amaral, que reside na sede do município. “Participo do projeto de Manicure e Pedicure da Casa da Juventude de São João da Barra e quando surgiu a oportunidade de participar deste curso, que ampliou os meus conhecimentos, não pensei duas vezes. Agora mais capacitada, com certeza, terei mais credibilidade no meu trabalho trazendo mais segurança para a minha saúde e das minhas futuras clientes”, declarou Mariana.

O evento contou ainda com a presença da coordenadora da Vigilância Sanitária, Samia Damas, que interagiu com os participantes.

Além disso, verifique

Educação com vários serviços na 22ª edição do Prefeitura em Ação em Morro do Coco

O programa de governo, que garante o acesso da população de regiões mais distantes da …