Conversas ocorrem durante negociação da Rússia com a Ucrânia, mediada pelos Estados Unidos, para fim do conflito

Os dois países mantêm fortes laços econômicos, diplomáticos e militares, que foram intensificados desde a invasão russa da Ucrânia em 2022. “Em um contexto de turbulência crescente, a aliança entre Moscou e Pequim é um importante fator de estabilidade”, disse Putin na conversa, segundo um vídeo divulgado pelo governo russo.
Em contatos anteriores, Xi Jinping e Putin trocaram felicitações por mensagem durante o Ano Novo. Duas visitas ocorreram entre os presidentes em 2025, a primeira em Moscou, em maio, e a segunda em Pequim, em setembro.
A videoconferência aconteceu no momento em que o governo dos Estados Unidos afirma que está um pouco mais próximo de alcançar um acordo para acabar com o conflito na Ucrânia.
Delegados da Rússia e da Ucrânia iniciam nesta quarta-feira uma nova rodada de conversas em Abu Dhabi, com a presença de representantes dos Estados Unidos.
Segundo a mídia chinesa, Xi Jinping falou também por videoconferência nesta quarta-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A imprensa chinesa não aprofundou nos tópicos abordados e a Casa Branca ainda não se posicionou sobre a conversa.
(Sob supervisão de Lucas Borges)
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL