Foto

Caravana da cultura do estado no Noroeste Fluminense

Agenda inclui abertura do escritório técnico do Inepac e visita às obras do cinema de Miracema

Foto: GOV – RJ
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) fará nesta sexta-feira (8), uma série agendas no Noroeste Fluminense. Na pauta, a abertura do Escritório Técnico Regional do Instituto Estadual do Patrimônio (Inepac) em Miracema e uma visita técnica para acompanhar as obras do cinema construído em parceria com o Governo Federal no município.
“A cultura do estado tem realizado essa itinerância, indo até as regiões com inaugurações, entregas, lançamento de editais e fomento, porque acreditamos na força do interior e do artista em todo território fluminense. Este é um momento fundamental para o Noroeste, que terá cinema, que ganha uma importante representatividade com um escritório para falar do patrimônio e com diálogo permanente com o setor cultural”, afirmou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Inepac inaugura Escritório Técnico no Noroeste 
A cidade de Miracema irá abrigar o quarto Escritório Técnico Regional do Inepac. A unidade irá atender todos os 13 municípios do Noroeste Fluminense e a cidade de Cardoso Moreira. O lançamento do espaço será às 10h30, no endereço do polo, localizado no Centro Cultural Melchiades Cardoso, no Centro da cidade.
Além do município, serão atendas as cidades de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre-Sai além de Cardoso Moreira. Ao todo a região conta com 130 tombamentos e 19 bens inventariados.
“O Inepac está avançando no cuidado ao patrimônio do nosso estado. Já temos escritórios técnicos nas regiões dos Lagos, Serrana e do Médio Paraíba e com este lançamento no Noroeste, que conta com apoio da prefeitura, vamos dar mais eficácia e visibilidade ao cuidado com os nossos bens e registros em toda região”, afirmou o diretor do Instituto, Cláudio Elias.
Miracema terá cinema para atender toda região 
O Noroeste Fluminense também será contemplado com uma unidade do projeto ‘Cinema da Cidade’, parceira da Sececrj e Agência Nacional de Cinema (Ancine) para construção de salas de cinema no interior do estado. O complexo exibidor terá capacidade para 180 pessoas com custo da implantação superior a R$ 4 milhões. A expectativa de entrega do cinema é no segundo semestre do ano que vem.
“Esta é uma obra iniciada em agosto e que já está com mais de 20% dela concluída, o que demonstra um compromisso da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa com a população da região. Este cinema do projeto Cinema da Cidade é uma vitória para a população miracemense, mas também de todo noroeste, que contará com duas salas de cinema novas, equipadas com o que tem de mais moderno no mercado e exibindo os grandes filmes da atualidade, com cultura para todos”, afirmou a secretária de Estado.
Por: Redação
Fonte: Núcleo de Comunicação de Interior
Compartilhar
Spread the love

Além disso, verifique

Governo do Rio vai ao STF para garantir revisão da dívida com União

Governo do Rio vai ao STF para garantir revisão da dívida com União Por: Agência …