Governador

Governador Cláudio Castro encaminha mensagem à Alerj para auxiliar contribuintes de Petrópolis

Medida garante benefícios fiscais a comerciantes do município que sofreram prejuízos com as chuvas

Da: Redação/Por: Núcleo de Comunicação de Interior
Arquivo/Governador Cláudio Castro/RJ
O governador Cláudio Castro encaminhou mais uma mensagem à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para socorrer contribuintes de Petrópolis, na Região Serrana. Castro propôs a internalização do Convênio ICMS 12/22, que concede benefícios fiscais aos estabelecimentos localizados nos municípios abrangidos por estado de emergência ou de calamidade pública, decorrente das chuvas. A medida busca reerguer a economia local e ajudar comerciantes da região com o pagamento do ICMS e na recuperação dos equipamentos perdidos com a tragédia que atingiu a cidade em 15 de fevereiro.
– Essa iniciativa se soma a tantas outras que já implementamos para minimizar os prejuízos sofridos pelos contribuintes do município. A aprovação dessa proposta é fundamental para manter empregos e reconstruir as atividades econômicas em Petrópolis. Por isso, confio no aval do Legislativo para tirarmos mais essa medida do papel – declarou o governador, que solicitou à Alerj a votação do projeto em regime de urgência.
O texto prevê isenção do ICMS nas aquisições de bens destinados ao ativo imobilizado nas operações internas, interestaduais e de importação – desde que sem similar produzido no país. Além disso, estabelece critérios para a concessão do benefício, como a necessidade de indicação do número da Inscrição Estadual com endereço no Município de Petrópolis, em logradouro público relacionado em laudo pericial emitido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil.
A proposta garante ainda a prorrogação do pagamento do imposto sobre as operações realizadas entre fevereiro e abril de 2022 em até 180 dias do prazo estabelecido para a quitação. Os créditos tributários relativos a esse período também poderão ser parcelados. Para isso, é necessário que haja, antes, a aprovação do projeto de lei que acaba de ser apresentado à Assembleia. Em seguida, o governo encaminhará, em até 60 dias, uma nova proposta para regulamentar o parcelamento.
Sugerido pelo governo fluminense, o Convênio ICMS 12/22, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), alcança os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na mensagem entregue à Alerj, Cláudio Castro destaca a aprovação unânime da medida pelo Confaz, refletindo a “solidariedade de todos os demais estados e do Distrito Federal com a situação dramática vivenciada pela população do Município de Petrópolis”.

Pacote de medidas beneficia Petrópolis 

O governador Cláudio Castro já sancionou cinco normas que beneficiam diretamente Petrópolis e seus moradores. Entre elas, a Lei 9.564/22, que garantiu a abertura de uma linha de crédito extra entre R$ 50 mil e R$ 500 mil para ser usada na recomposição de capital de giro de micro, pequenas e médias empresas das áreas atingidas pelas chuvas.

Além disso, verifique

Governo do Rio vai ao STF para garantir revisão da dívida com União

Governo do Rio vai ao STF para garantir revisão da dívida com União Por: Agência …