governador-cludio-castro-recebe-e-assina-mensagem-legislativa-para-fuso-da-uezrouerj

Governo do Rio propõe incorporação da Uezo à Uerj

Mensagem encaminhada à Alerj atende reivindicação da instituição da Zona Oeste

Governador Cláudio Castro recebe e assina mensagem legislativa para fusão da (UEZRO) – (UERJ)
O Governo do Rio vai encaminhar à Assembleia Legislativa (Alerj) mensagem com a proposta de incorporação da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A assinatura da medida foi feita pelo governador Cláudio Castro, nesta quarta-feira (27/10), em solenidade no Teatro Odylo Costa Filho, da Uerj, e atende a um antigo desejo de servidores, professores e alunos da Uezo.
Em plebiscito realizado em 2016, mais de 70% dos consultados foram favoráveis à incorporação. A iniciativa abre caminho, por exemplo, para que servidores e professores da Uezo ingressem nos planos de carreira da Uerj. Para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, significará uma presença mais efetiva na Zona Oeste, a mais populosa e com mais carências da capital.
– A universidade é um polo de sonhos, de formação de vida, de geração de conteúdo técnico e humano. Acredito que as nossas universidades são riquezas do nosso estado. Vamos fazer políticas públicas com caráter científico e de qualidade. Sem educação, ciência e tecnologia, nenhum estado sobrevive. Acredito que quem ganha com essa incorporação da Uezo à Uerj são os nossos jovens, que terão equipamentos de qualidade, com servidores que poderão prestar um serviço ainda melhor – ressaltou o governador Cláudio Castro.
A proposta de incorporação foi oficializada publicamente pela Uezo em agosto em reunião entre as reitorias e representantes das duas instituições. No mês passado, as comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia da Alerj manifestaram apoio à ideia durante audiência pública. O Conselho Universitário da Uerj também aprovou a proposta. Com a assinatura da mensagem do governador, um projeto de lei será discutido e votado pelos deputados estaduais.
– Hoje posso dizer que temos uma Uerj bem diferente daquela de antes da pandemia. Isso porque o governador Cláudio Castro acredita no potencial da universidade. A Uerj precisa estar viva e vibrante, como está atualmente. E isso é possível pela articulação de pessoas que querem a entrega de políticas públicas para os cidadãos. Será uma grande alegria ter a Uezo incorporada à Uerj, levando ainda mais políticas públicas à população da Zona Oeste – disse o reitor da Uerj, Ricardo Lodi.
Foto: GOV – RJ
A Uezo possui cerca de 2 mil alunos matriculados em dez cursos de graduação e três de pós-graduação, distribuídos em cinco áreas: Biologia, Computação, Farmácia, Engenharias e Tecnologia em Construção Naval. O corpo docente é formado por 103 profissionais, todos qualificados com doutorado. A instituição também dispõe de 25 técnicos em laboratório.
A reitora da Uezo, Luanda Moraes, enfatizou a importância da medida:
– Este é um momento de muita emoção. É a consolidação da universidade pública, gratuita, de qualidade e de referência. É mais uma materialização do compromisso com a prestação do serviço público. Agradeço ao governador Cláudio Castro por enxergar essa iniciativa como uma solução para melhor atender os estudantes da Zona Oeste. Com certeza, esta é uma medida de interesse público, que enriquece a população e enobrece o estado.
Homenagens

Durante a solenidade, o governador Cláudio Castro foi agraciado com o cargo de chanceler da Uerj. O presidente da Alerj, André Ceciliano, também foi homenageado com o título de Grão-Oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio.
Por: Redação
Fonte: Núcleo de Comuncação de Interior
Compartilhar

Além disso, verifique

Governo do Rio vai ao STF para garantir revisão da dívida com União

Governo do Rio vai ao STF para garantir revisão da dívida com União Por: Agência …