Programação segue até o dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças
MG Comunica/Por: Monique Gonçalves

O primeiro dia da IV Feira Nacional do Livro Infanto-Juvenil, em Cabo Frio, contou com a participação de escritores de diversas partes do país, que lançaram seus livros e ainda foram homenageados com troféus e certificados do prêmio Literarte Kids 2022. Ao todo, 44 escritores tiveram seus trabalhos indicados, sendo que 25 receberam a honraria no início da noite deste sábado (8) e o restante será entregue em nova cerimônia neste domingo (9) – confira a listagem abaixo. A abertura da programação do evento, que segue até quarta-feira (12), quando é celebrado o Dia das Crianças, teve, também, contação de histórias, pelas escritoras Tina Santos e Aline Matos, e estandes com venda de livros de diversas editoras.

A organização é da Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas – em parceria com a Editora Mágico de Oz, que é co-organizadora das atividades. A feira acontece na Praça Gentil Gomes de Farias, no bairro Passagem, das 9h às 20h. A patronesse da Feira é Isis Berlinck Renault, hoje com 94 anos, não pode estar presente por problemas de saúde, foi representada pela sua irmã Iris Berlinck Renault, que ganhou um buquê de flores.
Em seu discurso, Íris destacou a importância da Literarte para o lançamento do trabalho dela e de sua irmã. “A gratidão é imensa para essa mulher (Izabelle Valladares – presidente da Associação). Ela nos lançou. Ela lança aqueles que escrevem livros à noite, de lampião no Nordeste. Ela torna o desconhecido conhecido no mundo inteiro, de norte a sul e de leste a oeste, congregados em uma associação, que nos ‘empurra’ sempre”. Os livros da Ísis estão sendo vendidos a R $5.
Quem também foi homenageada foi a escritora Tereza Nogueira, moradora de Iguaba, que está lançando o livro “A menina e o mar” no evento. Essa é a segunda obra dela publicada, sem contar as dez participações em antologias.
“Há muitos anos eu tinha vontade de lançar um livro, mas nunca tive coragem, sempre tive medo. Sempre achei que o que eu escrevia era muito meu e que não ia interessar a ninguém. Mas um amigo me convidou para participar da Academia Cabofriense de Letras, mas eu não tinha livro, então aquilo me encorajou. Lancei o primeiro, ‘A menina e o passarinho’, em 2020, todo em preto e branco para a criança colorir. E agora lancei esse ‘A menina e o mar’, que conta a história de uma menina que, indignada com a sujeira na praia, organiza um mutirão de limpeza para preservar o bem precioso que temos: a natureza”, explicou a escritora.
O professor e escritor, Rofa Araújo, que esteve na tarde de autógrafo atendendo o público, lançou a obra escrita recentemente “Rofinha e os amigos de oito patas”, que fala sobre o amor das crianças pelos animais. O autor falou sobre a importância da leitura.
“A leitura é muito importante, e eu falo para os meus alunos que não só porque ganha conhecimento na escrita, mas você tem uma visão e mundo. Costumo dizer que você pode viajar a bordo de um único meio de comunicação. A leitura é fundamental!, disse ele que é autor de outras três obras “Mídia, bênção e maldição?”, em 2011; “Crônicas, poesias e contos que eu te conto” e o livro infantil “Presentão de Natal/O super-herói do Natal”, em 2014; e já participou de duas antologias pela editora Mágico de Oz.
Prestigiando o evento, a escritora Eloise Gomes, acompanhada de sua família, disse que eventos como esse são importantes para disseminação da literatura.
“Eu escrevo desde nova, sou de família de escritores e apaixonada pelo universo da literatura. Esse evento é maravilhoso! Possibilita que crianças e jovens realmente tenham acesso a esse universo tão rico e que agrega tanto conhecimento a nossa vida”, destacou a moradora de Búzios que tem alguns textos publicados em antologias pela editora Mágico de Oz.
A presidente da Literarte, Izabelle Valladares, explicou que a missão da associação no Brasil e no mundo é levar educação, cultura e prover os artistas. “Nosso trabalho já alcançou 64 países, já doamos 120 mil livros pelo mundo. Eu tenho muito orgulho porque a gente não precisou de dinheiro de governo nenhum para chegar aonde a gente chegou fazendo isso só com os associados. Nesse evento, a Prefeitura cedeu o espaço da praça, mas toda a estrutura, organização, funcionários, tudo promovido pelos artistas que são associados”, explicou. Abertura do evento também contou com a inauguração da galeria dos imortais.
Programação continua
A programação continua até a próxima quarta com diversas atividades, tais como: tardes de autógrafos; gincanas de escolas municipais da região; oficinas criativas; apresentações circense e musical; contação de história; feira literária; palestras; workshop; concurso; premiações; além do Geek Anime Literarte – maior encontro k-pop da Região dos Lagos, passeio cultural, um tour histórico pelo bairro da Passagem, e palestra sobre o Bicentenário da Independência.
Domingo – Dia 09/10
10h30 – Passeio cultural – tour histórico pelo bairro da Passagem- com Izabelle Valladares.
13h – Reabertura da Feira
16h – Apresentação de mágicos
17h – Roda de bate-papo de autores com a temática “A evolução do marketing digital na literatura”
18h – Entrega premiação Literarte Kids
19h – Apresentação musical com Cinthya Porto e sua sanfoninha encantada
20h – Encerramento
Segunda- feira – Dia 10/10
9h – Abertura com homenagem da Escola Wanda Roque à patronesse da Feira, Isis Berlinck Renault;
10h – Animação com Dado Mágico com apresentação Leandro Pinheiro;
14h – Workshop “Como se dar bem em redação no Enem”, metodologia desenvolvida por Ana Irene de Meneses G de Freitas, voltada para adolescentes e educadores
15h – Leitura dramatizada “Crônicas de Tartan” com a equipe Literarte para o público infanto-juvenil;
15h30 – Animação com Dado Mágico – apresentação Leandro Pinheiro e distribuição de livros e brindes;
16h – Bate-papo “Empatia: a arte do bem viver”, com Márcia Nascimento
18h – Palestra Bicentenário da Independência, com Izabelle Valladares.
Terça-feira – Dia 11/10
9h – Visitação de escolas – Animação com Dado Mágico, com apresentação Leandro Pinheiro;
10h – Quiz de perguntas e respostas, com premiação e apresentação Leandro Pinheiro;
14h – Contação de histórias com Jaqueline Brum
15h- Apresentações circenses;
15h30 – Animação com Dado Mágico, com apresentação Leandro Pinheiro;
16h – Quiz de perguntas e respostas, com premiação
17h – Sarau poético com organização de Sol Figueiredo
Quarta-feira – Dia 12/10
9h às 21h – Geek Anime Literarte: k-pop com concurso de melhor caracterização e apresentação de Vinny Manson
Lista dos Premiados do Literarte Kids 2022
Receberam os troféus e certificados no sábado (8)
1- Luzia Lina
2- Jack Michel
3- Shery Duque Pinheiro
4- Alcidea Miguel
5- Aline Santos
6- Márcio Jerônimo de Freitas
7- Cilanda Faizah e Luís Felipe
8- Lilian Fernandes
9- Tatiana Corrales
10- Jane Caneca
11- Anapuena Havena
12- Isis Berlinck Renault
13- Maria Elaine Altoé
14- Margareth Amaral
15- Iara Schmegel
16- Gilles Eduar
17- Márcia Nascimento
18- Cynthia Theodoro
19- Sol Figueiredo
20- Fátima Cordeiro
21- Ana Mendes
22- Solange Oliveira
23- Simone Gotas de Carinho
24- Teresa Nogueira
25- Rogério Araújo (Rofa)
Receberão troféus e certificados no domingo (9)
26- Jacqueline Mattos
27- Danton Medrado
28- Antônio Navarro de Andrade
29- Fatima Coelho
30 Zilda Pires
31- Fernando Pellisoli
32- Claudia Hackbart
33- Zenilda Vilarins
34- Matheus Januario
35 – Márcia Nascimento
36- Jania Souza
37- Wanda Rop e Lucélia Santos
38- Paulo Mauá
39- Vittorio Anthony
40- Xico Farias
41- Rosa Morena
42- David Massena
42- Andréa Brandão
44- Wanda Rop e Lucélia Santos
Para outras informações acesse as redes sociais da Literarte (@literarteassoc) e da Editora Mágico de Oz (@magicodeozeditora).