Reprodução/ Agência Brasil

Prova de vida do INSS: veja o que muda a partir de 2023

Com a nova regra, o cidadão não é mais obrigado a sair de casa para realizar a comprovação; entenda a mudança

Metrópoles/Deborah Hana Cardoso
Reprodução/ Agência Brasil

Aposentados beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais ir às agências para realizar a “prova de vida”. O aplicativo “Meu INSS” agora terá essa função, caso o segurado queira. O órgão realiza a comprovação desde 1º de janeiro de 2023.

Ainda não foi detalhado como será feita a comprovação do beneficiário, pois essa atribuição está sendo finalizada e há ainda um processo de regulamentação do órgão.

Assim que o projeto for finalizado, o governo informará como serão feitos os cruzamentos de dados e como o segurado deve agir se a sua prova de vida não for realizada de modo automático.

Com a nova regra, o cidadão não é mais obrigado a sair de casa para realizar sua prova de vida. No momento, a equipe da Previdência Social estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada. A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático”, diz o órgão em nota.

Por enquanto, os beneficiários podem ficar tranquilos e aguardar. Não haverá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida.

Além disso, verifique

Lula perde liderança em ranking digital após megaoperação no RJ

Após dois meses consecutivos, presidente termina outubro atrás de Michelle Bolsonaro no Índice Datrix de …